Cada vez mais pessoas aderem à alimentação biológica. Os alimentos biológicos, ao contrário dos convencionais, são criados sem fertilizantes artificiais para os fazer crescer mais rápido e sem pesticidas. (Em vez de pesticidas são usados métodos naturais para se verem livres das pragas, por exemplo, utilizam joaninhas para comer os bichos que estragam os alimentos; usam uma mistura de 1kg de urtigas para 10l de água e pulverizam-no para cima das couves durante três dias; usam também ervas de cheiro como coentros e alecrins para afastar as praga; borras de café para afastar os gatos;...).
Os alimentos convencionais estão infestados de pesticidas e alguns deles estão associados a doenças do sistema nervoso, alergias, alterações no balanço hormonal, diminuição da fertilidade, enfraquecimento do sistema imunitário e incidência de vários tipos de cancro.
Os produtos biológicos são mais saudáveis e mais nutritivos que os convencionais, pois possuem mais 20% de matéria seca (nutrientes). Nos produtos biológicos existe mais percentagem de polpa que casca e a quantidade de vitamina C é superior. Eles são muito mais saborosos. Ultimamente tenho andado muito desconsolada pois os morangos já não sabem a morangos, mas sim a água, no entanto os biológicos são docinhos e sabem a morangos! Quem diz morangos diz outra fruta qualquer, claro, ela é mais pequena e mais feia que a fruta "artificial", no entanto, é mais saborosa, saudável e, segundo nutricionistas, como tem mais matéria e menos líquidos, precisamos de menor quantidade para atingir o mesmo nível de saciedade. Estes alimentos são mais concentrados e estimulam os receptores do paladar.
Quanto ao ambiente, reduz entre 48% e 60% as emissões de CO2m especialmente devido à não utilização de pesticidas. Metade da energia gasta na agricultura convencional está relacionada com a produção industrial e o transporte de adubos de síntese!
Há um senão: os produtos biológicos são mais caros que os convencionais, no entanto, se pensarmos a longo prazo não é bem assim: gasta-se menos dinheiro no tratamento das águas (devido aos produtos utilizados nos produtos convencionais muita água estraga-se); os alimentos não se estragam tanto, durando mais tempo; temos uma saúde mais forte, tendo mais defesas e apanhando menos doenças (não gastamos tanto em médicos e farmácias) e muito mais! Aliás, se cada vez mais pessoas aderirem aos alimentos biológicos os preços baixam, pois se houver muita procura eles conseguem fazer preços mais acessíveis. Há produtos que são bastante mais caros, porém há outros em que a diferença é pouca ou mesmo mínima e, no final das contas, a diferença não é assim tanta.
Há cada vez mais locais de venda de produtos biológicos: cafés que vendem produtos (pão, sopas, tostas, bolos,...) feitos à base de produtos naturais, supermercados que apenas vendem esses produtos (por exemplo, há um em Braga, chamado Biobrássica).
Há cada vez mais facilidade em adquirir produtos biológicos. Cabe agora a cada um decidir por que produtos optar: biológicos ou convencionais. Analisa bem os prós e contras e decide qual deles irás escolher, mas pensa bem! Eu cá ja fiz a minha escolha...
Parabéns pelo artigo.
ResponderEliminarOs alimentos biológicos deveriam ser prioritários na nossa mesa, pois fazem muito bem à saúde e são muito mais saborosos. Infelizmente, para alguns, têm preços proibitivos, o que faz com que as pessoas os substituam por outros não tão saudáveis apesar de terem melhor aspecto.